Olá caro aventureiros, trago aqui mais uma parte da serie de matérias sobre Hora de Aventura – 4} temporada. Então abram suas mentes e relaxem e deixe o colírio alucinógeno dessas teorias agir.
ANTES DE TUDO Confesso que demorei a postar essa segunda parte por alguns comentários que me aborreceram a umas três semanas atrás. Por isso antes de falarmos das teorias gostaria de deixar resolvido alguns noves fora que ficaram perdido no ar. Quando comecei a escrever essas postagens tinha de referencia para material de pesquisa apenas os videos do Fantasman (que eu sempre coloco nos créditos no final de cada postagem, se alguém não viu ainda é sinal que não lê até o final) e minhas conversas com meu colega de trabalho Helder (que postou duas matérias sobre os heróis do Japão no blog). Estava no começo da terceira temporada e eu já via HdA um ano antes, ano em que eu tentava apresentar o desenho e todos diziam que era ruim, tosco, animação muito ruim, desenho pra criança e etc. Eu assisto desenhos de tudo que é jeito, trabalho com isso e dou aula e como professor aprendi a não julgar antes de ver. Olho todos os pontos técnicos, pontos da história e ai sim tenho uma opinião formada. Era assim que se fazia nos anos 80 quando a internet era algo distante da realidade de muitos (inclusive a minha). O sentido dessas matérias é que material desse tipo seja feito por outras pessoas, com suas teorias, suas observações, suas críticas ao desenho e etc. Não sou detentor dos direitos do desenho nem tão pouco participei da fase de produção do mesmo, mas como profissional do ramo e fã tenho o direito de tentar colocar o meu ponto de vista das coisas, assim como todos os que assistem o desenho o tem. Por isso, leiam a matéria como um todo antes de tirar conclusões e atirar pedras em quem está tentando fazer um trabalho de fã para fã. Bem era isso, vamos as teorias e vamos que vamos. PS: Agradeço a todos que gostaram das postagens anteriores. Thanks for all the fish
EPISÓDIO 95 - BMO NOIRE
Durante a sequência de sonho do BMO, seu rosto fica com aparência humana, assemelhando-se o rosto do detetive no cartão de título.
Na verdade o card título é uma representação de todos os personagens apresentados no episódio, Lorraine a galinha é a mulher do card, assim com Ronnie o rato é o senhor careca ao fundo.
Todos os novos personagens apresentados neste episódio são dublados por Niki Yang, a mesma dubladora de BMO e Lady íris.
Referencia cultural: BMO Noire é uma referência ao conceito de filme noir (do francês “filme negro”), um gênero de filmes policiais mais populares na década de 1940 e 50.
* Há freqüentes referências a David Lynch, a quem Pendleton Ward cita como uma influência. A seqüência de sonho pode ser uma referência para as sequências de sonhos comuns em Twin Peaks, com algumas especificidades de A Estrada perdida, onde se dá um fade in (câmera fecha em um determinado foco) no rosto do um personagem e reaparece como um homem velho com os lábios brilhantes. A ideia do controle remoto sendo misteriosamente “assassinado” também é semelhante à trama do filme.
EPISÓDIO 96 - O REI MINHOCA
Provavelmente o episódio mais que mais deixou dúvidas na cabeças dos fãs pois mostra o interno de Finn e Jake (no subconsciente de ambos). No card título se dá uma pequena previsão sobre a gravidez de Lady Íris e de quantos filhotes ela daria cria, isso pode ser visto com a quantidade de cabeças que Lady Íris tem (na barriga, talvez?). Cada cabeça corresponde a um filhote.
A espada que Finn evoca em seu sonho tem a mesma aparência que a espada do logotipo de Hora de Aventura, exceto com diferenças de cor. A espada cravada no chão perto dos crânios no final da canção tema de abertura também se parece com ela.
O pai de Jake, Joshua aparece em uma cena mas o mesmo não diz uma palavra.
O buraco que Finn e Jake percorrem é, literalmente, um “buraco de minhoca” (Alguns cientistas acreditam que existe um tipo de estrutura diferente no espaço, uma estrutura semelhante a um túnel. Segundo eles, esse túnel permitiria não só a viagem no tempo, mas a viagem para milhões de anos-luz em segundos para o universo afora. São os buracos de minhoca, também chamados de pontes de Einstein-Rosen) levando para outro universo dos sonhos. Isso reforça a teoria do multiverso explicado no episódio “O Lich.”
De alguma forma sonho de Finn parece prever eventos futuros. O monstro Gunter antecipa os eventos do “Reinado dos Gunters“
Quando Finn e Jake acham que estão fora da realidade do Rei Minhoca, Finn ao se ver no espelho ver-se em sua versão Farmworld. Interessante esse ponto pois, isso ocorre muitos episódios antes de “O Lich”, episódio onde a realidade FarmWorld é mostrada pela primeira vez.
Agora vamos a parte interessante do episódio deixando assim claro de uma vez por todas essa teoria absurda sobre a mulher fantasma ser a mãe de Finn. Eu particularmente acho esse episódio auto-explicativo sobre a mulher fantasma mas, vamos deixar claro a informação para todos.
Na sequência final, Finn relembra o que Jake fala a ele no inicio do episódio quando a Espada vira uma cabeça de tubarão, Jake fala “Se você encher o seu sonho com medos do SUBCONSCIENTE vai tudo pelos ares”, isso quer dizer que os medos mais profundos de Finn poderia acabar destruindo aquela realidade dos sonhos. Com isso Finn trás a tona todos os seus piores medos que foram apresentados em episódios anteriores. Listarei a sequência dele:
1 – Medo Festeiro e o Oceano de “Oceanos do Medo”
Se alguém lembrar do episódios “Oceanos do Medo” verão que o monstro do medo que fica na barriga do Finn é o mesmo apresentado nesse episódio. O interessante é que logo em seguida de sua aparição, Finn coloca ÁGUA DO MAR pelo umbigo.
2 - O Lich de “Folia Mortal.”
Preciso falar alguma coisa sobre esse medo?
3 – Princesa Jujuba chamar Finn de “muito jovem”
Ao longo de vários episódios Jujuba chama Finn de criança, jovem demais e etc. Esse em vários episódios se percebe que deixava Finn com extrema tristeza. No episódio “O que faltava” Finn revela isso na canção “os melhores amigos desse mundo” quando diz: – ” uma piada irmão cavaleiro, por eu ser mais jovem me olham rasteiro”. Jake disse que Finn era “muito jovem” para Princesa Jujuba inúmeras vezes na serie.
4 – Moveis andando e a Mulher Fantasma de “Sustos”
No episódio “sustos”, uma das cenas mais aterrorizantes para Finn foi sem dúvida os móveis atacando Finn e a Mulher Fantasma, tanto que o mesmo tenta apagar aquele ocorrido de sua memória. Agora vem o ponto, se nesse episódio ele quer trazer a tona todos os maiores medos de sua vida, por que raios um ocorrido tão fuderosamente assustador como foi o que aconteceu na mansão não estaria na lista dos maiores medos de Finn?
Será que ninguém pensou que esse retorno da mulher fantasma seja apenas mais um medo de Finn sem relacionar ela a mãe dele? Então, teoria da mãe de Finn contada por Fantasman…. bye bye, pois ela não tem base a não ser especulação. E antes que “alguém” venha dizer que eu só posto coisas erradas e que isso “não tem nada a ver”, tem e muito.
5 - Palhaços como no episódio “Outro Jeito”
Eu acho que nem preciso explicar, o gif fala por si só.
Quando o sonho é quebrado, as posições de fundo e personagem são semelhantes à cena no final de “despejados!”
EPISÓDIO 97 - LADY E JUJUBA
Lady Íris fala sobre seu sonho em que era atacada por um ataque Zumbi e que não pode salvar seus tios e primos. Ao final ela fala que realmente tinha acontecido duas vezes, referindo-se aos zumbis em “Panico na festa do Pijama” e “De mal a pior.”
O sensor de coração da Princesa Jujuba nos dá uma pista de quantos filhotinhos Lady Íris dará cria. Pode-se notar 2 corações grandes relacionados a Jujuba e Lady e mais 5 menores que representam os de seus filhotes.
Ao final do episódio a confirmação, Lady Íris está realmente grávida (consequência do 15º degrau?)
Referencia cultural: O interior da caverna com suas partes do corpo humano é similar ao mostrado no filme Viagem Fantástica de 1966.
* Nova aparência e o corpo de Ricardio aparecem semelhante à Majora Incarnation de The Legend of Zelda: Majora’s Mask.
* Na arte promocional feita por Rebecca Sugar, a princesa Jujuba é mostrada vestindo uma roupa e uma espada semelhante a Utena do anime Revolutionary Girl Utena.
* O dublador de Ricardio na versão original é George Takei mais conhecido por seu papel como Hikaru Sulu na série de televisão Star Trek em 1960,
EPISÓDIO 98 - VOCÊ ME FEZ
Mordomo Menta se mostra apreensivo em mostrar sua aura sugerindo que não queria revelar sua verdadeira natureza por meio desta, como revelado em episódios como “Morte em Botão”, “Retorno a Noitosfera”, e “O amante”.
A arte promocional retrata a cena que Jake menciona onde a Gangue dos Cães jogou uma bola de basquete na cabeça dele.
No fundo da sala de vigilância da Guarda Banana, há um cartaz de “procurado” para Chamusco, visto pela última vez em “O Batedor”.
Referencia cultural: O cartão de título é uma referência a história de Frankenstein de Mary Shelley.
* A transformação de leão Jake é assemelhante ao mascote Pon de Lion do Mister-Donut no Japão.
* Princesa Jujuba usa um estilo de cabelo conhecido como coroa de tranças, a política ucraniana Yulia Tymoshenko é conhecido por usar este modelo.
EPISÓDIO 100 - PONTO DE IGNIÇÃO
Este episódio tem várias referências à tragédia de William Shakespeare Hamlet.
Hamlet é o sobrinho do rei traidor da Dinamarca, que matou o pai de Hamlet, semelhante à forma como Furnius e Torcho são sobrinhos do Rei Chama que matou seu pai.
Hamlet quis vingar-se de seu tio, tornando-se um ator em uma peça onde ele é capaz de expor o rei, interpretando os detalhes do assassinato e observando sua reação, no entanto, Furnius e Torcho simplesmente tentam matar o rei chama durante a peça.
O pai de Hamlet foi morto por ter veneno derramado no ouvido dele, da mesma forma que alguém tentou derramar cubos de gelo (aparentemente mortal e doloroso aos elementais do fogo) sobre o Rei do Fogo.
Um pedaço do famoso discurso de Hamlet no ato III “Ser ou não ser” é ouvido como Finn e Jake durante sua passagem no túneis de ventilação. ( Morrer.., dormir… dormir… Talvez sonhar…)
Referencia cultural: Roupa de Princesa de Fogo é semelhante a que Jasmine usa no filme da Disney Aladdin.
EPISÓDIO 102 - O REINADO DOS GUNTERS
É a segunda vez que se mostra o olho demoníaco dos desejos, a primeira foi “quando os sinos de casamento derretem” trecho onde o Rei Gelado desconfia que sua noiva queria roubar o artefato.
Como visto no episódio “Rei Minhoca”, Gunter realmente cria um monstro de Gunters. Talvez aquele lado malvado que tanto Hunson Abadeer falou no episódio “Veio do Noitosfera” esteja apenas dando suas caras.
A arte oficial da Jesse Moynihan mostra Finn lendo o livro de Jay T. Doggzone (que o mesmo se refere sobre essa leitura no episódio), com o rosto tenso. A parte de trás do livro mostra uma foto do autor, que parece estar usando um casaco, um chapéu e óculos de lentes grossas.
Referencia cultural: A cidade escondida dos Magos é semelhante ao Beco Diagonal, em Harry Potter.
* A cidade escondida dos Magos fica em entre duas montanhas, sendo a do meio uma entrada secreta. Não sei porque mais lembrei de Gondolin (descrito no Silmarillion), A Rocha Oculta.
* O juramento que os magos falam é uma paródia do juramento do Lanterna Verde.
* Dispositivo de comunicação de Finn tem uma semelhança com um iPad ou Galaxy Tab da Samsung.
EPISÓDIO 103 - ME LEMBRO DE VOCÊ
Nesse episódio é confirmado que Marceline e Rei Gelado se conheciam desde muito tempo, é notado desde o início do episódio que Rei Gelado lembra vagamente que teve um passado muito triste. Quando o mesmo vai ao quarto do do passado percebe-se algumas coisas muito interessantes:
Equanto Marceline cantava “Doido”, ela comenta na música que Rei Gelado sempre acaba a encontro, não importa quantas vezes ela se mude, fazendo referência a suas muitas casas (fato mostrado no episódio “Despejados”).
Quando Rei Gelado começa a cantar a sua primeira música solo, percebe-se em alguns trechos de sua voz toda sua solidão. Mesmo com sua falta de memória dada pela coroa (referencia ao UM ANEL, lembra?), Simon ainda recorda vagamente que não pode ficar muito próximo de Marceline pois poderia acabar machucando-a (ação que faz logo em após o empurrão dado em Marceline).
Enquanto Rei Gelado está chorando por estar sozinho, ele diz, … “Grod do céu, por favor me diga o por quê!” referindo-se a Grob Gob Glob Grod. (Grod seria uma especie de trocadilho com a palavra GOD (Deus em inglês) por isso Princesa Caroço diz tanto “oh my GLOB”, a interpretação disso é Vários nomes mais um único ser (sim é DEUS, Jeová, Shadday, Salvaon, Adonay e etc…)
Quando Marceline grita com Rei Gelado e o chama de “Simon”, ele apenas responde com “O que-mon?” demonstrando que ele se esqueceu realmente que era Simon Petrikov.
Há um recorte de jornal com Rei de Gelo (então conhecido como Simon Petrikov) descobrindo o Enchiridion, do episódio “O Enchiridion!”. No canto da imagem, parte do rosto de Betty pode ser visto.
Em seguida Marceline encontra uma foto sua quando pequena no meio dos papeis jogados por Rei Gelado, ao mostrar a foto percebe-se que tem uma carta dirigida para Marceline. Confesso que esse foi o ponto forte do episódio e que assim como todo mundo chorei ao saber um pouco do passado tortuoso de Simon.
Na letra de “Me lembro de você” explica-se o por que de Rei Gelado não se lembrar dela, e que ele precisava da coroa para se manter vivo, mesmo que a mesmo o deixasse louco. Com esse trecho se explica um pouco do motivo de Rei Gelado ser como é.
Ao final da canção é mostrada uma cena em que uma Marceline com idade aproximada de 6 a 7 anos chora em um cenário pós-apocalíptico talvez horas depois da grande guerra dos cogumelos ou da grande bomba do Lich. Estranhamente se mostra na cena cartuchos de escopeta passando uma ideia de que houve confronto algumas dias ou horas antes da cena.
Em seguida chega Simon usando uma mochila de viagem. Percebe-se que o mesmo ainda tem um pouco de ternura já que tenta consolar Marceline com um urso de pelúcia que encontrado em uma loja de brinquedos. (esse é o Urso mostrado no episódio “memória de uma memória”).
Minha teoria é a seguinte: Marceline se encontrava chorando por ter acabado de perder sua mãe que foi vítima do incidente mostrado na cena. Hunson Abadeer por sua vez não se manifestou em procurar sua filha e logo Marceline teve que ficar sozinha naquele cenário. Simon que estava a procura de alguém (sua princesa talvez? Alguém pensou em Betty?) acabou encontrando Marceline por acaso ou destino, assim acabou por ajudar a doce Marceline a encontrar o seu pai. Em algum momento ambos se separaram e acredito eu que não foi só por acidente e sim por dever cumprido antes de ficar totalmente louco. A carta escrita por Simon passa uma ideia que ela leria suas palavras logo logo mas, que por algum acidente essa carta nunca foi entregue.
Depois de mais algumas conversas tenho uma outra teoria de que, os poderes Vampíricos de Marceline ainda não estavam totalmente ativos e que talvez a mesma tenha nascido com DNA de vampiro semelhante a Blade, que é um mestiço entre as duas raças. Enfim… sempre que penso nisso crio uma nova tangente.
EPISÓDIO 104 - O LICH (Final de temporada)
Existem algumas evidencias ao longo do episódio de que Billy é na verdade o Lich. Durante o sonho de Finn, quando Billy está rindo, em alguns frames se transforma no Lich e em seguida volta ao normal. (primeira evidencia)
Geralmente todo sonho com a Coruja cósmica acaba com algo ruim (maldita Coruja). Confirmação disso é que Billy pergunta logo após Finn contar o seu sonho se a Coruja Cósmica apareceu. Após Finn diz a ele sobre seu sonho, Billy pergunta se ele está pronto para ajudá-lo a salvar o mundo do Lich. No entanto, Finn não disse nada a respeito do Lich estar em seu sonho. (segunda evidencia)
Também no sonho de Finn, o urso está usando uma máscara, provavelmente simbolizando que ele não era quem parecia ser.
Também no sonho de Finn, o Lich entra no coração de Billy para possuí-lo.
Billy nunca tocou fisicamente nas gemas, e recusou-se quando Finn tentou entregar uma para ele (talvez as gemas mostrassem sua verdadeira identidade). (terceira evidencia)
Após a coletarem a primeira gema, Finn acidentalmente encontra na bolsa de Billy o Enchiridion. Billy diz que o encontrou na boca de um urso, mas foi revelado em “Nos seus passos” que foi entregue diretamente para o Lich. (quarta evidencia)
Billy era incapaz de falar com Jake, enquanto ele estava usando a cabeça como um suporte de jóia. Como pode ser visto na aparência original do Lich, ele não pode se comunicar com qualquer pessoa usando uma jóia mágica em sua cabeça. (quinta evidencia)
Quando Finn encontra o Enchiridion, Billye pede que o mesmo gire a espada da capa com isso abre-se um outro espaço onde existem vários encaixes. As gemas das Princesas se ajustam a esses encaixes. O Enchiridion também tem contido nele o mapa de outras dimensões. Billy abre outro espaço oculto no livre que trás um holograma de Book – o que começa a explicar sobre o mapa do multiverso mostrando assim o universo em que se encontram.
Jake então pede para ampliar o holograma do universo em que vivem e assim mostra-se OOO de um tamanho bem menor do que imagina-se, ou seja, a terra de Ooo é apenas uma ilha.
No storyboard inicial, Billy / the Lich explica que iria empurrar o Lich na Cidadela de Cristal, uma prisão que ninguém pode fugir, e que um dos prisioneiros era o pai de Finn. (mas foi tirado da animação logo, essa cena não é importante)
Após coletar todas as gemas (inclusiva a de Jujuba), Jujuba grita para Finn que Billy é o Lich, logo se deduz que o Lich matou Billy,
Com isso vem algumas boas dúvidas. Por que Billy havia se isolado naquela caverna, de quem ele se escondia? Minha resposta…. dele mesmo. Talvez Billy sabia que se o mesmo saísse livremente pela terra de Ooo o Lich escaparia de alguma forma da prisão de seiva e assim atacaria Ooo e todos que nela habitam.
Outra boa teria que encontrei foi que, o Lich seja uma especie de contraparte do mal tipo Kame Sama e Piccolo.
Ao final mostra-se a realidade FarmWorld com Finn e seu braço robótico e aos seus pés Jake.
Referencia cultural: A tapeçaria com o unicórnio do sonho de Finn é baseado em O Unicórnio no cativeiro que faz parte de uma série de tapeçarias famosas conhecidos.
Bem, terminamos aqui a quarta temporada de Hora de Aventura. Como a estamos prontos pra derrubar a porta na 5ª temporada. Vou implementar informações a mais nas duas primeiras matérias sobre Hora de Aventura (primeira temporada e segunda). Episódios que não comentei e acrescentar as referencias de ambas temporadas. Então um abraço a todos